O que é beleza?

O que é beleza?
beleza através dos tempos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ronaldo, corpo e moda



Na Realidade, Ronaldo Fraga, não é apenas um estilista que mostra o que é bonito e usável e tendência e ponto. Ele é um estilista que tem um certo senso crítico a respeito das coisas que acontecem no mundo e uma delas que atualmente vem incomodando o mundo e afetando possívelmente o mundo da moda seria essa questão do culto ao corpo e só apenas atentar-se para aparencia jovem, bonita, malhada, etc... O mundo se tornou muito estetizado, apesar de muitos não concordarem o mérito da sociedade é se exibir e como a concepção de beleza se transformou em patologia, essa se tornou a forma de se exibir: sendo jovem, magra, usando o que é fashion e caro e moda não necessariamente é isso. Moda é linguagem não verbal que mostra moldes, costumes, hábitos, é um fenomeno sócio cultural que todo o mundo tem mesmo sem ter isso concebido formalmente.




Ronaldo Fraga, faz moda de um jeito diferente, e muitas vezes assusta às pessoas, seus shapes não costumam ser tão convencionais assim, suas cores também não, tanto que seu público favorito é um público mais alternativo que concorda com questões que ele coloca sendo qualquer o tema.




As coleções que me chamaram mais atenção para questão à crítica do culto ao corpo foram a do corpo cru, do carrosel de cabides de açougue, no qual, as roupas eram penduradas e desfildas e em seu último desfile, o qual homenageia a velhice e coloca esta como um molde tranquilamente aceitável e belo para sociedade. Além é claro da cenografia e das roupas serem naturalmente belas.




Creio que sua concepção de corpo, não esteja ligada à concepção de corpo que por exemplo o Alexandre hertchcovitch teria, já que foi ele que introduziu no Brasil modelos esqueléticas, mas apesar de Alexandre ter concepções interessantes, creio que Ronaldo Fraga, vai mais a fundo na sua proposta de não de deixar dominar tanto assim pelo mercado.




E aí vão as perguntas: Por que as modelos tem que ser magras? Para incentivar às mulheres brasileiras a criarem um corpo impossível. Elas ñão são Francesas e tem curvas naturalmente formadas por musculos e ossos impossíveis de serem arrancados.




Creio que a problemática tem que ser resolvida justamente com a ajuda de estilistas Brasileiros inteligentes e com senso crítico como estes citados, que eles que estão de certa forma "lançando moda", lancem moldes corporais para que assim se forme um círculo e a mídia passe aos poucos esses moldes que se tornariam novas concepções corporais à população, que na maioria das vezes está envolta a este culto ao corpo e que r alcançar objetivos impossíveis, idolatrando um corpo inexistente e se flagelando por não alcaçá-lo.




Abaixo uma reportagem Bem interessante de Ronaldo Fraga:



Nenhum comentário:

Postar um comentário