O que é beleza?

O que é beleza?
beleza através dos tempos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Livro: Mulher produto com data de validade(péssimo título)



Capítulo: Erotização precoce





Corpolatria e Narcisismo na sociedade contemporanêa





A Valorização exagerada do corpo atualmente se apresenta como uma religiosidade e os adeptos não mantém esforços para sustentar os ideiais, aliás que não ficam só nos ideais ou muitas vezes nem são ideais e são apenas seguidores do que vêem no dia-a-dia ao seu redor : corpos sarados, malhados, tatuages maneiras, mulheres magras ao extremo, etc....


A concentração na auto-imagem acaba dificultando uma percepção crítica dos acontecimentos e das consequencias que são reações obvias de certas circunstancias.


A corpolatria uni vários aspectos da vida humana e estabelece uma conexão entre corpo e o uso dele na vida cotidiana social, incluindo relações com nosso trabalho, faculdade e a satisfação dos nossos desejos.


Afinal cultuar o corpo é um desejo nosso ou é um desejo que foi provocado às pessoas através de publicidade,moda, mídia no geral e principalmente consumo. Será que é de fato um desejo individual, ou é um desejo coletivo de fazer-se desejar ao outro?


O Narcisismo já foi considerado patologia para Freud, mas no início do século XX, por se referir à cada um, o indivíduo faz do seu corpo um objeto sexual e nada vai além do próprio ego do indíviduo do que a sexualidade do corpo por exemplo.


Creio que o narcisismo em demasia é sim uma patologia, por que a pessoa chega se amar tanto que se esquece dos outros indivíduos ao seu redor e só vive em sua própria adoração o que pode ser perigoso, já que os meios de idolatrar sua própria beleza, e seu próprio corpo na atualidade brasileira estão cada vez mais radicais e podem custar, muitas vezes, a própria vida.


As mulheres são a maioria no mercado a se industrializar e a tornar seus corpo um produto, tudo é para seu corpo e seu corpo é vendido mercantilizado como se fosse um objeto. O valor atribuido À concepção atual de beleza digamos que à concepção oficial : ser magra, ter cabelos lisos, ser alta, ter traços finos e inda nesta perspectiva a maioria das mulheres brasileiras com seus quadris e sua mistura racial se frustam por não ser como francesas .


Mesmo aqueles autores que falam que hoje existe lugar para o "diferente", porém se o diferente não for pelo menos magro, ele é feio. Ele pode não ser fashion e ser de vanguarda, ou metaleiro, mas sempre usará tatuagens bacanas, piercings que combinam com seu jeito...


A Contemporaneidade tem suas contradições como todos estão cansados de saber, mas quando o assunto é corpo : cultue : seja magra no mínimo use manequim 42 senão você vai passar feio e não vai achar roupa para comprar, mesmo que você seja brasileira e faça parte de um conjuntod e modelagem absurdamente diferente da modelagem europeia ou americana.

Erotização precoce
A erotização precoce do corpo tem sido outra coisa à acontecer ultimamente. As meninas vem se desenvolvendo cada vez mais cedo e começando sua vida sexual cada vez mais cedo e isso requer mudanças no corpo antes da hora, isso requer absorção da mídia do culto ao corpo com mais facilidade e menos senso crítico. Ela vê , se esta usando daquele jeito na novela , assim ela vai fazer ou se a Britney Spiers cortou o cabelo assim e emagreceu e ficou 10 kilos abaixo do peso, assim será para meninas de 12 ou 13 anos que se consideram pequenas adultas no mundo.
Apelos eroticos na mídia seduzem meninas que não sabem nem a hora que estão com fome e ainda muitas vezes pais acham bonito suas filhas fazerem danças erotizadas de cantoras do funk, do axé, do pop que aparecem na Televisão. A babá eletronica, muitas vezes educam mais as crianças, futuras jovens que cultuaram ou não seus corpos, do que os próprios pais que tem que trabalhar o dia inteiro para pagar as contas e sustentar a industria do consumo como qualquer um.
A mídia trabalha para que o padrão vigente de corpo e de beleza se estabeleça para que crianças e adolescentes em primeiro lugar consumam para tentar ficar iguais às idolas e muitas vezes adultos entram na onda da plástica para se metamorfosear e virar algo parecido com estar na moda : antes era a boca mais estreita, agora coloque botox por que é a angelina jolie que está no topo da beleza e se você quer se sentir bonita tem que colocar, tem que fazer... E a mídia nos transforma em marionetes sem senso crítico, não que alguns não tenham, mas é tão bom se sentir inserido na sociedade, é tão bom ser elogiado, aceito e visto como um membro bonito e dentro do padrão.
O Jonh Casablanca um dos sócios da playboy em uma entrevista chegou a comentar que o corpo é um atributo muito importante e que tem ter proporção principalmente cara e perna e no resto se precisar da-se um jeito. porém existe o outro lado Tem a escola de Versace : mulher tipo jenifer lopez ou Elizabeth Hurley e ainda a escola dos Ozbecksa, mais grunge, magra e androgena.
Sinceramente, mulheres são categorias de produtos a serem vendidos, cultuados ou melhorados?
Essas categorias tem algo em comum. todos podem querer se metamerforsear, mas não querem envelhecer. Existe um medo na sociedade da morte talvez ou da própria figura da velhice, por que o velho se torna feio aos olhos das pessoas? Por que todos se acostumam com certos e com errados e acham que é aquela concepção verdadeira.
Creio que a concepção de la garçone, garotinha inicia nos anos 60 com Twwigy, mas depois na decada em que vivemos se agrava com potenciais tecnológicos que vem-se crescer. Aonde fica a fonte da juventude? Por que não ser bela aos 80? Por que a metamorfose assume um controle o qual é todo da própria pessoa que quer se alterar e não pode ser natural pela deixa do tempo?
Para reflexão : O que é ter um corpo bonito hoje em dia noa brasil?
Qual consequencia de se metamorfosear?
Por que envelhecer é assustador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário