O que é beleza?

O que é beleza?
beleza através dos tempos

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

1o Trabalho : " Moda e Arte - caminho, identidade e desconstrução"


Trabalho :


Moda e Arte - Caminho, Identidade e Desconstrução


Clique aqui para apresentação de power point

Descrição do Trabalho e Data de realização:


O Trabalho escolhido foi feito no 6o período do curso, no segundo semestre de 2008 e consistiu em uma construção de dois looks (como foi em dupla fui responsável por um look) a partir de uma abordagem conceitual sobre Arte, semiótica e moda.


A partir de uma pesquisa de campo no museu do Inhotim e uma pesquisa mais abrangente sobre os feixes de inteligibilidade entre semiótica, moda e arte pensei no conceito de identidade e construção na arte contemporanea e na moda atual e de como estes elementos culturais sempre foram próximos e ao mesmo tempo caminharam em caminhos opostos...


Trabalhei a ídéia de que a arte saiu da figurativização (signo) decorrente do classicismo e foi se modificando juntamente com seu cenário e contexto histórico, e no decorrer do tempo, principalmente com o advento da fotografia, entrou em " crise" por assim dizer e chegou à abstração total, e por assim dizer deixou de representar algo para se tornar algo. Então seguiu o caminho : De signo a coisa...


Em contraponto, a moda seguiu o caminho oposto. Antes, chamada de " Indumentária" a vestimenta tinha o simples papel de cobrir o corpo, ou seja, era uma coisa utilizada para um determinado fim, mesmo com o advento da vaidade humana que inebriava à todos desde muito tempo, a vestimenta tinha a função primordial de servir como proteção ou adorno em determinadas situações. De indumentária à moda, as vestimentas passaram por um processo de " significação", com o advento da modernidade e da proliferação do consumo , a moda ( já assim chamada), passa a não ter mais apenas utilidade, sendo assim, começa-se a falar do superfulo, do luxo, de identidade e construção , com o passar do tempo a vestimenta saiu do estado coisa (do universo "ser algo") e chegou ao estado signo ( representar algo).


Enfim, a discussão não tem limites... Esse trabalho (conceitual) teórico, me levou a criar uma roupa construtível, desconstrutível e reconstrutível. todo abordagem conceitual possibilitou um embasamento teórico imenso para que assim pudesse ter repertório para criar...


Habilidades desenvolvidas:


Leitura e pesquisa - para capacitação teórica e construção de repertório

Escrita - possibilitando desenvolvimento retórico (linguagem)

Costura - capacitando o aprendizado técnico, praticamente auto -didata

Criação - trabalhando a criatividade e as possibilidades técnicas

Falação em público - desenvolvendo a capacidade de improviso, retórica e extroversão


Disciplina:


Nucleo III


Materiais e técnicas empregadas:


Técnicas: desenvolvimento de diversas metodologias, a partir de técnicas comuns como "brainstorm" até técnicas com mais abstração. Desenvolvimento de manejo técnico da máquina de costura e da própria modelagem. Técnicas "digitais" intensificadas a partir da informática.


Materiais: desde papel, livros até tecido( Sarja e tricoline), zíper de encaixe, linha...


Por que escolheu este trabalho?


Considero esse trabalho interessante por abranger e integrar várias áreas do design de moda. Além do enriquecimento teórico conseguiu-se alcançar um trabalho prático e técnico interessante. Além de claro, ser um assunto de pleno interesse para mim.


O Trabalho prático foi fiel à toda pesquisa teórica e conseguiu-se praticamente uma tradução intersemiótica do conceito para a roupa... Todos tratando do mesmo signo!

Um comentário:

  1. très belle et intelligente blog aller sur l'avant et à la réussite cher ,,,,,,,,,
    Le goût de l'art de la haute Ravi?

    Http: / / meabed-egypt.blogspot.com


    ((voir mon blog si vous en avez le temps))

    ResponderExcluir