O que é beleza?

O que é beleza?
beleza através dos tempos

sábado, 28 de fevereiro de 2009

3o Trabalho: Conceito e temática para planejar coleção- " A Historicidade da obra de arte e a idade dos metais"




Trabalho :



Planejamento de coleção - " A historicidade da obra de arte e a idade dos metais"



Link para apresentação de power point do tema e Link para textos : "Subjetivação" e " objetivação" do tema - Clique abaixo :


Objetivação do tema e Subjetivação do tema:



Descrição do trabalho e data de realização:


Este trabalho foi realizado no 6o período. 2o semestre de 2008. Esta pesquisa pretendeu situar o conceito da coleção que criei no semestre passado, a intenção inicial era contextualizar e situar cronologicamente o tema escolhido. Por ser um trabalho, que quis empregar a Idade dos metais como enfoque, precisou-se entender um pouco a respeito das civilizações que habitaram o mundo na época e percorrer alguns milênios: 7000 A.C – 2000 A.C. , alcançando assim, desde a pré-histórica até o começo da história, que é marcada pela descoberta da escrita.
Foi interessante e muito educativo aprender e reaprender coisas que nos parecem distantes. O mais incrível foi ver que não estava tão distante assim, aliás que existem coisas que permanecem até o nosso tempo atual, e detém apenas uma mudança de concepção e contexto.
A relação estreita entre Homem e materiais se configurou tão significativa e importante, como ainda se configura, que eras diferentes da humanidade receberam o nome do material mais importante em cada uma delas desde a Idade da Pedra à Era dos Metais, passando pelas eras batizadas com o nome da civilização dominante num dado período (períodos helênicos, romanos, bizantinos e islâmicos).

Ao aproveitar da exposição de Sami, quis mencionar a historicidade da obra de arte, que sempre permanecerá, marcará época e contará uma determinada história através de sua materialidade, formalidade, e é claro, cronologia. Tentei seguir os passos de Sami, trabalhando com a transformação de materiais e conceitos e aproveitando do significado marcante do papel, na obra sua obra como algo presente e permanente na história.
Neste trabalho, busquei entrelaçar a obra de arte de Sami com a idade dos metais, nada mais apropriado que usar a tecelagem, o cobre e a história para alcançar um feixe de inteligibilidade perfeito e pensar em concepções diferentes que transformam modos de pensar e de fazer da humanidade.
Quis mostrar principalmente o papel fundamental que a tecelagem realiza quando falamos no vestir. O Processo que a roupa passa até que fique “perfeita”´é árduo e lento. Ao Tecer esse processo desde o fio, tecido e por fim a roupa com seus acabamentos , percebe-se um contar de história que a roupa realiza, o mesmo contar de histórias de um livro de fato , ou de um livro da obra de Sami.
Foi um trabalho intenso e interessante e mais uma vez integrei história, moda, semiótica e sociologia. Analisando além de tudo,principalmente a concepção da tecelagem através dos tempos.


Habilidades desenvolvidas:

Pesquisa histórica - conhecimentos da própria história : Desde a antiguidade ( Idade dos metais até meados da idade média

Leitura

Escrita

Criação

Integração de assuntos

Falação em público - desenvoltura da retórica


Disciplina:


Planejamento de Coleção



Materiais e técnicas empregadas:



Técnicas:

Metodologia de pesquisa

Falação em público

Planejar coleção


Materiais:


Revistas

Imagens digitais

Exposição de Hilal Sami Hilal

Livros para pequisa/ google (claro)


Por que escolheu este trabalho?

Este trabalho foi possível graças ao sucesso do tema. Uma temática de profundo conteudo histórico - teórico, possibilitou a criação de uma coleção muito criativa.

Escolhi este trabalho por mais uma vez aliar teoria a prática e mostrar como um profundo embasamento teórico possibilita uma ampliação de repertório e maior sucesso na escrita e na criação.


2o trabalho: Alteração e Criação de Estruturas composicionais no Vinil dos BEATLES


Trabalho :
Alteração e Criação de Estruturas composicionais em capa de vinil
para ver o trabalho clique aqui
Descrição do trabalho e data de realização:
Este trabalho foi realizado no 3o período do curso no ano de 2007. Foi um trabalho em grupo , no qual, tivemos que aplicar conceitos aprendidos em sala de aula : tipologias estruturais, simetria e assimetria, fatores estáticos e dinâmicos da imagem, recursos de criação e recriação de imagem, dentre outros.
Foi interessante aplicar estes conceitos e outros subentendidos em algo que pudemos escolher, no caso, uma capa de vinil dos beatles, que exigiu que tivéssemos pleno conhecimento da década de 60 principalmente: hábitos, costumes, musica, moda... Conhecemos a fundo o universo " The Beatles" desde iê iê iê e os terninhos pretos, até a Carnaby Street, o centro psicodélico de uma intensa vida noturna : "drogas, sexo e rock and roll"... Esse conhecimento permitiu embasamento para poder recriar a capa : " Oldies but goldies".
Como recriar esta capa tendo em vista a mesma mensagem e significação que ela nos deu? Exigiu um conhecimento


Habilidades desenvolvidas:
Criação
Entendimento e Aplicação de conceitos da própria semiótica
Leitura/ pesquisa teórica
Desenvolvimento em softwares gráficos
Falação em público - como a maioria dos trabalhos, a retórica e sua fundamental importância.

Disciplina:
Composição


Materiais e técnicas empregadas:
Técnicas:
Metodologia de pesquisa
técnica em softwares gráficos
Falação em público
Materiais:
Computador e softwares gráficos
Livros para pequisa/ google (claro)
A capa do vinil
Papel, tesoura e cola


Por que escolheu este trabalho?
Pelo fato de ser um trabalho com bom resultado, que requeriu integração de disciplinas, que trabalhou com IMAGENS, que seriam basicamente o "grosso" de qualquer trabalho do designer , sejam eles de moda, produto, gráfico ou interiores.
Além de tudo, possiblitou um conhecimento bacana de moda, hábitos, costumes e claro música da década de 60 em geral.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

1o Trabalho : " Moda e Arte - caminho, identidade e desconstrução"


Trabalho :


Moda e Arte - Caminho, Identidade e Desconstrução


Clique aqui para apresentação de power point

Descrição do Trabalho e Data de realização:


O Trabalho escolhido foi feito no 6o período do curso, no segundo semestre de 2008 e consistiu em uma construção de dois looks (como foi em dupla fui responsável por um look) a partir de uma abordagem conceitual sobre Arte, semiótica e moda.


A partir de uma pesquisa de campo no museu do Inhotim e uma pesquisa mais abrangente sobre os feixes de inteligibilidade entre semiótica, moda e arte pensei no conceito de identidade e construção na arte contemporanea e na moda atual e de como estes elementos culturais sempre foram próximos e ao mesmo tempo caminharam em caminhos opostos...


Trabalhei a ídéia de que a arte saiu da figurativização (signo) decorrente do classicismo e foi se modificando juntamente com seu cenário e contexto histórico, e no decorrer do tempo, principalmente com o advento da fotografia, entrou em " crise" por assim dizer e chegou à abstração total, e por assim dizer deixou de representar algo para se tornar algo. Então seguiu o caminho : De signo a coisa...


Em contraponto, a moda seguiu o caminho oposto. Antes, chamada de " Indumentária" a vestimenta tinha o simples papel de cobrir o corpo, ou seja, era uma coisa utilizada para um determinado fim, mesmo com o advento da vaidade humana que inebriava à todos desde muito tempo, a vestimenta tinha a função primordial de servir como proteção ou adorno em determinadas situações. De indumentária à moda, as vestimentas passaram por um processo de " significação", com o advento da modernidade e da proliferação do consumo , a moda ( já assim chamada), passa a não ter mais apenas utilidade, sendo assim, começa-se a falar do superfulo, do luxo, de identidade e construção , com o passar do tempo a vestimenta saiu do estado coisa (do universo "ser algo") e chegou ao estado signo ( representar algo).


Enfim, a discussão não tem limites... Esse trabalho (conceitual) teórico, me levou a criar uma roupa construtível, desconstrutível e reconstrutível. todo abordagem conceitual possibilitou um embasamento teórico imenso para que assim pudesse ter repertório para criar...


Habilidades desenvolvidas:


Leitura e pesquisa - para capacitação teórica e construção de repertório

Escrita - possibilitando desenvolvimento retórico (linguagem)

Costura - capacitando o aprendizado técnico, praticamente auto -didata

Criação - trabalhando a criatividade e as possibilidades técnicas

Falação em público - desenvolvendo a capacidade de improviso, retórica e extroversão


Disciplina:


Nucleo III


Materiais e técnicas empregadas:


Técnicas: desenvolvimento de diversas metodologias, a partir de técnicas comuns como "brainstorm" até técnicas com mais abstração. Desenvolvimento de manejo técnico da máquina de costura e da própria modelagem. Técnicas "digitais" intensificadas a partir da informática.


Materiais: desde papel, livros até tecido( Sarja e tricoline), zíper de encaixe, linha...


Por que escolheu este trabalho?


Considero esse trabalho interessante por abranger e integrar várias áreas do design de moda. Além do enriquecimento teórico conseguiu-se alcançar um trabalho prático e técnico interessante. Além de claro, ser um assunto de pleno interesse para mim.


O Trabalho prático foi fiel à toda pesquisa teórica e conseguiu-se praticamente uma tradução intersemiótica do conceito para a roupa... Todos tratando do mesmo signo!